Plastimodelismo no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Plastimodelismo no Brasil

Mensagem por Sandro em Sex Jan 13, 2017 9:07 pm

Plastimodelismo no Brasil

O sucesso do plastimodelismo chegou também em terras brasileiras, e o aparecimento dos primeiros kits de plastimodelismo no Brasil tem um contexto histórico muito interessante.

Era início dos anos 60, quando uma empresa brasileira de importação de material fotográfico chamada Estúdio Fotográfico Arno Kikoler percebeu um potencial de venda dos produtos que começavam a se espalhar pelo mundo.

Um funcionário do estúdio, Maurício Nhuch, em visita a Nova York viu pela primeira vez um kit de plastimodelismo sem entender muito bem do que se tratava. Ao invés do kit, trouxe da viagem um trem elétrico da Lionel, mas que em seguida colocou-o à venda.

Foi justamente o comprador deste trem, pensando que Maurício tivesse outros produtos, perguntou-o se ele não teria kits de plastimodelismo, foi aí que Maurício teve a grande ideia que traria os primeiros kits ao Brasil.

Ao entender do que se tratava os kits, e lembrando do produto que viu na viagem, perguntou ao comprador do trem quanto pagaria por um kit desses, e o preço proposto foi bem expressivo.

Bem, agora para encurtar a história, Maurício convenceu o Sr. Kikoler de que importar e revender esses kits no Brasil seria um ótimo negócio. Em contato com a Revell e conferindo as tarifas alfandegárias da época, viram que a ideia daria certo.

Antes mesmo de chegar a primeira remessa no Brasil, a maior parte dos kits já tinham destino certo: grandes lojas que haviam pago antecipadamente pelo produto e que de certa forma financiaram esta primeira empreitada.

Com o lucro das primeiras vendas, foram possíveis fazer mais 2 ou 3 importações de kits até que a Kikoler teve a ideia de fabricar kits Revell no Brasil, com moldes vindos dos Estados Unidos.

A Revell aceitou na hora, uma vez que já trabalhava desta forma com outros fabricantes em diversos países. Os moldes permaneciam por 2 semanas no Brasil e voltavam.

E foi assim que a Kikoler recebeu os primeiros moldes: O avião de passageiros Boeing 707, o avião da II Guerra Liberator B-24 e o avião militar mais moderno para a época, o B-52.

De todo o material para produção, apenas os moldes eram importados, o restante era nacional, até mesmo o plástico. A produção era terceirizada, inclusive por uma coligada da TROL S.A., que futuramente também começou a fabricar kits de plastimodelismo.

Além dos kits Revell, cola e tinta para os modelos, a Kikoler também comercializou kits das marcas MPC, IMC, Heller, Airfix e Monogram.

Nos anos 80 a japonesa Tamiya, instalou-se no Brasil, já de olho no mercado criado pela Kikoler. Atualmente a Tamiya Brasil não fabrica nacionalmente, apenas importa e distribui.

No início dos anos 90 muita coisa aconteceu: infelizmente a Kikoler encerrou suas atividades, porém o governo Collor pôs fim às reservas de mercado e iniciou a abertura da economia, o que diminuiria os encargos das importações e mudaria para sempre o cenário do plastimodelismo no Brasil.

Era o que faltava: Com a facilidade de importar os kits, o mercado não poderia reagir de forma diferente se não trazendo produtos de diversas marcas para serem revendidos no país.

Sendo assim, com a saída da Kikoler, as maiores empresas brasileiras que vendiam os kits eram a ATMA, TROL, Glasslite e a Estrela, com kits da Revell.

Dessas empresas apenas a Estrela ainda está em atividade, porém não mais comercializa os kits.

De lá pra cá o plastimodelismo cresceu tanto que hoje, em 2017, mais de 40 marcas relacionadas ao plastimodelismo são encontradas em lojas especializadas do ramo, entre algumas delas: Revell, Tamiya, AMT, Academy, Airfix, Monogram e Trumpeter.


FONTE: www.minias.com.br
avatar
Sandro

Mensagens : 107
Data de inscrição : 13/01/2017
Idade : 46
Localização : Bauru/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Plastimodelismo no Brasil

Mensagem por Marco Antonio Crivellari em Seg Jan 16, 2017 1:55 pm

MUITO LEGAL.....!!!! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
avatar
Marco Antonio Crivellari

Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/01/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum